quinta-feira, 23 de setembro de 2010

camuflagem

Hola!!!!


P: Atualmente estou trabalhando em uma figura que para mim é algo bem diferente um paraquedista alemão da WW2. A figura em questão está utilizando o macacão de salto camuflado que foi bastante empregado na batalha de Montecassino, e representa um grande desafio fazer a pintura da famigerada camuflagem "splinter".
E: Estoy trabajando en una figura que es algu muy diferente para mi, un paracadista de la WW2. La figura viene con un traje de salto con camuflage "splinter" muy empleado en la batalla de Montecassino, que sendra un gran desafio de pintar.


P: Inicio pintando o macacão com a cor base de fundo e após vou aplicando a camuflagem com as cores bases. Para o fundo utilizei marron caqui, a camuflagem foi feita com camo verde luftwaffe e marron caoba.
E: Empezo la pintura aplicando la cor base y en la sequencia la camuflage con sus colores bases. Para el fondo emplee marron caqui, la camuflage esta echa con camo verde luftwaffe y marron caoba.


P: Após aplicar os três tons seguindo o desenho geométrico do padrão apliquei uma veladura com marron chocolate para unificar a roupa, e na sequência um lavado nas reentrâncias para dar volume ao macacão, marcando as dobras.
E: En la sequencia, el traje recibe una veladura con marron chocolate, esso para unificar la ropa y en los pliegues le de un lavado con el mismo color, para sacar los volumes y marcar.

P: Na sequência vou retocando o uniforme com as cores base, dando assim uma primeira luz, e após uma segunda luz com as cores base clareadas.
E: En la sequencia voy retocando los colores bases, dando al traje una primera lus y despues aclarando un poco una segunda.


P: Alguns lugares recebem uma terceira luz, apenas as áreas mais expostas e dobras mais fortes.
E: Algunas partes levam una luz mas, pero apenas las mas expostas.

P: E finalmente chega a parte mais difícil e cansativa do trabalho, as finas linhas imitando pingos de chuva que cobrem todo macacão, que além de finas devem manter uma irregularidade "regular" ao longo de toda roupa. Para fazer as linhas decidi utilizar um verde escuro bem diluído, sendo que nas partes claras utilizei uma diluição maior para não ficar muito escuro e nas mais claras um pouco menos e conseguir marcar melhor o efeito.
E: La parte mas dificil y fatigosa del trabajo son las finas lineas que simulaban gotas de lluvia que cubrem todo el traje, que ademas de delgadas son irregulares. Para hacer esso emplee un verde oscuro muy diluido, variando la diluicion para que en las partes claras no se quede muy oscuro y menos para las partes oscuras para que marque mas.



P: Para realização das linhas é necessário controlar bem a diluição da tinta e a pincelada, sendo bem vindo um pincel fino e de boa qualidade, no caso utilizei um Davinci 0, da série Maestro de marta kolynski. As finas linhas são feitas em rápidas pinceladas verticais, tentando sempre variar o tamanho e a distância entre elas.

E: Para la pintura de las lineas se hace necessário un bueno control de la consistencia de la pintura y su dilucion y las pinceladas, sendo muy importante un bueno pincel. Yo emplee un Davinci 0, de la serie Maestro de marta kolinsky. Las lineas fueran echas en rapidas pinceladas verticales siempre teniendo el cuidado de cambiar el tamanho y la distancia entre ellas.


Saludos...

terça-feira, 14 de setembro de 2010

XIII Reunião de Figureiros do Sul

Hola!!!

P: Nesse sábado passado (11/09) realizamos mais uma das nossas reuniões, dessa vez com quorum total!!!

E: En el último sábado (11/09) se realizo mas una de nuestras reuniones, y con la presencia de todos!!!

Zambi, Cris, Italo, eu, João e Alaerte, o Dino estava atrás da máquina.

P: Para que conseguíssemos iniciar a pintura mais cedo decidimos fazer um café da manhã e cada um trouxe alguma coisa, tinha cuca, pães, pizza caseira, waffles, biscoito, queijos, salame, etc...

E: Para que empezasemos la pintura mas temprano en la mañana decidimos acer un desayuno, y cada uno levo algo, teniamos kuchen, panes, pizza, waffles, galletas, quesos, fuet, etc...

Dado início a selvageria:


Começando a pintura:






P: Testamos formas diferentes de pintar metais, o Maestro Alaerte aplicou uma base cinza na figura e após passou a trabalhar com tintas metálicas acrílicas da Citadel e Valejjo. A técnica empregada pela Cris partiu de uma base branca, pintando os metais com citadel, do escuro para o calro. Eu utilizei uma técnica de polir o metal e após aplicar transparências com ink's e clear's, que são tipos de verniz acrílico, da tamya, andrea e tintas normais da valejjo, na forma de veladuras e após algumas luzes com acrílicos da valejjo e citadel.

E: Hemos probado diferente formas de pintar metales, el Maestro Alaerte há pintado los metales sobre un fondo gris, trabajando con pinturas metálicas acrilicas de citadel y valejjo. Cris empezo con una base blanca y trabajo los metales con pinturas metalicas de citadel desde lo mas oscuro hasta lo mas claro.Yo emplee polimiento en los metales y despues aplique capas con ink's, clear's de tamya y valejjo y tambien veladuras com pinturas normales de valejjo.
Escudo do Alaerte:
Figura da Cris:

Do João:

Medieval do Dino

Zambi:

E a minha:

Saludos

sábado, 4 de setembro de 2010

Pintando couros...

Hola!!!

P: Na semana passada iniciei uma nova figura, de um Fallschimjäger da Andrea, em 90mm. Nos últimos dias me envolvi com a pintura do coldre de couro da figura e aproveitei para fazer um pequeno artigo sobre a pintura de couros. A idéia era dar bastante desgaste a peça, pois a figura está situada em Montecassino, que foi uma das batalhas mais duras da WW2.
Lembrando dos ensinamentos que recebi no curso com o Maestro Palomares, os couros devem ser satinados e com muito contraste, perfilados com luz (perfilar com o canto do pincel).

E: En la semana passada empeze una nueva figura, de un Fallschimjäger de la marca Andrea, 90mm. En los ultimos dias estuve liado con la funda de la pistola e decidi hacer un pequeno artigo sobre la pintura de cueros. Pretendi dar mucho desgaste a la peça, pues que la figura es de los combtes de Montecassino, una de las batallas mas duras de la WW2.
Recuerdo de las liciones del Gran Maestro Palomares que me dice que los cueros deven ser satinados, con mucho contraste, perfilar con luz(con el canto del pincel), no sombra.

Foto do resultado final:


PAP
P: Inicio a pintura das luzes definindo as formas, e após vou ponteando com um pincel com a ponta aberta, de forma "caótica", colocando as luzes nas partes superiores do coldre, concentrando a área a medida que vou clareando a tinta. As sombras iniciais tem a função de definir a forma marcar os volumes, após na forma de ponteado trabalhamos as áreas de sombras. Se a pintura ficar muito marcada é possível resolver isso com veladuras.
E: Empezo la pintura aplicando luzes para definir las formas, despues voy puntenado con un pincel de punta abierta, de forma "caotica", boetando luces en la parte superior de la funda. Las primeras sombras tienen la funcion de definir y marcar los volumes, despues con punteados trabajo las areas de sombra. Se la pinturta se quedar marcada es possible suavizar con una veladura.

Base: marrom mate 984



1 luz: base+naranja claro 911

2 luz: +911 + carne dorada 845
3 luz: mistura anterior + carne dorada

Sombras: acrescentar camo pardo negro 822 a base até chegar a utilizar a cor base pura

Saludos!!!